Os trabalhadores que atingirem requisitos para se aposentar por idade – 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) -, vão poder dar entrada no benefício sem sair de casa a partir da próxima segunda-feira (21). O pedido estará liberado para ser feito pelo portal Meu INSS (www.inss.gov.br). Mas para ter acesso é preciso cadastrar senha e login no site. O requerimento do salário-maternidade também será feito via online da mesma data em diante.

Nos casos em que as informações necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício.

Para fazer o cadastro, é preciso digitar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente será gerado código de acesso provisório para que o trabalhador acesse o site. Com esse código, o segurado deve cadastrar login e senha.

Ao acessar a página na internet, o segurado deve procurar abaixo do ícone “Serviços”, que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados.

O primeiro deles é a “Aposentadoria por idade”, seguido de “Salário-maternidade”. Ao entrar no serviço desejado, se o segurado já tiver atingido os requisitos necessários (60 anos para mulheres e 65 para homens), será aposentado automaticamente.

Sem precisar agendar

Os benefícios também poderão ser solicitados pela Central 135. Em ambos os casos, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento. Com isso, o instituto vai eliminar a etapa de agendamento e diminuir a espera por atendimento nos postos.

“Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS”, informa o instituto.